Topo

Fracassa teste de míssil da Coreia do Norte

30/05/2016 22h35

Seul, 31 Mai 2016 (AFP) - A Coreia do Norte fracassou, nesta terça-feira, no que parece ter sido uma tentativa de lançar um novo e poderoso míssil de médio alcance, informou uma fonte do ministério sul-coreano da Defesa.

"O teste de míssil da Coreia do Norte parece ter falhado. Estamos analisando e acompanhando de perto a situação enquanto mantemos nossas posições de defesa".

O lançamento ocorreu às 05H20 de terça-feira (17H20 Brasília de segunda).

Mais cedo, outro funcionário do ministério da Defesa havia informado que a Coreia do Norte preparava um novo teste de míssil, ignorando a proibição das Nações Unidas.

O funcionário não informou o tipo de míssil está envolvido, mas a imprensa sul-coreana citou um projétil de médio ou longo alcance.

Alguns jornalistas falaram em um míssil Musudan, de 4 mil quilômetros de alcance e capaz de atingir Coreia do Sul, Japão e as bases militares americanas no Pacífico Oriental.

Três testes precedentes do Musudan fracassaram.

Em Tóquio, vários meios de comunicação, entre eles a TV estatal NHK, informaram que as forças de defesa estão em alerta e com ordens para derrubar o míssil caso sua trajetória ameace o Japão.

As resoluções das Nações Unidas proíbem a Coreia do Norte de realizar testes com mísseis balísticos e armas nucleares, e as sanções aplicadas contra o regime de Pyongyang foram endurecidas em março, após a quarta detonação atômica em dois meses no país.

jhw-gh/db/lr