Topo

Líbia retoma duas cidades em poder do EI próximo a Sirte

31/05/2016 13h58

Trípoli, 31 Mai 2016 (AFP) - As forças do Governo Líbio de União Nacional (GNA) anunciaram nesta terça-feira que retomaram o controle das cidades costeiras de Ben Jawada e Nofliya, ao leste de Sirte, feudo líbio do grupo Estado Islâmico (EI).

"Os Guardas das Instalações Petroleiras, sob o comando do Ministério da Defesa do GNA, entraram em Ben Jawad" - a 160 km ao leste de Sirte - onde expulsaram os combatentes do EI, indicou à AFP um responsável do centro de comunicação destas Forças de Segurança que acabam de ser incorporadas ao GNA.

Nesta terça, estas Forças puderam avançar em direção a Sirte e libertar uma segunda cidade.

"A totalidade da pequena cidade de Nofliya - a 127 km ao leste de Sirte - foi liberada nesta terça das mãos do Daesh" (acrônimo árabe do EI), sem perdas para as Forças do GNA.

Na segunda-feira (30) os enfrentamentos entre os Guardas das Instalações Petroleiras e os extremistas do EI próximo de Ben Jawad deixaram cinco mortos e 18 feridos, indicou o coronal Bashir Buthefira, comandante do setor militar que realizou os combates.

"Nossas Forças tomaram o controle de Nofliya e avançam agora até Harawa" a aproximadamente 75 km ao leste de Sirte, indicou o coronel Buthefira.

As Forças Armadas do Governo de União e do governo rival estabelecido no leste do país, fiéis ao general Khalifa Haftar, brigam para ser as primeiras a expulsar o EI de Sirte.

O novo governo líbio, o GNA, apoiado pela ONU, tem sua sede em Trípoli há dois meses e luta pela afirmação de sua autoridade em um país marcado por divisões e violência desde a queda de Muammar Kadhafi em 2011.

O GNA pediu recentemente à comunidade internacional que suspenda o embargo de armas destinadas à Líbia, imposto pela ONU desde 2011, para equipar suas Forças na luta contra o EI.

str-rb/feb/bc/jz/cb