Moradores regressam a Fort McMurray após incêndio

Fort McMurray, Canadá, 2 Jun 2016 (AFP) - A população de Fort McMurray começou a regressar nesta quarta-feira à cidade canadense evacuada há um mês devido a um gigantesco incêndio florestal que devastou uma ampla região da província de Alberta.

Na entrada da cidade, vizinha a complexos petroleiros, dezenas de mensagens da prefeitura davam as boas vindas às famílias: "Estamos aqui. Somos fortes. Juntos vamos reconstruir".

"Estaremos com vocês a cada passo", prometeu nesta quarta-feira o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, aos moradores da cidade no coração petroleiro do oeste canadense.

A partir das 05H00 local, os primeiros automóveis e caminhonetes iniciaram o caminho de volta partindo de hotéis, acampamentos e abrigos de emergência onde passaram as últimas semanas.

A polícia monitora passo a passo o progresso das caravanas ao longo dos 500 km da autoestrada que liga a capital da província de Alberta a Fort McMurray.

Na primeira onda, retornaram cerca de 7.500 residentes, menos da metade do número estimado pelas autoridades, mas a volta continuará nos próximos dias.

Os cerca de 100 mil habitantes de Fort McMurray abandonaram a cidade diante do risco representado pelos incêndios deflagrados no início de maio.

O regresso está programado para até 15 de junho, e envolve apenas a parte da cidade (85%) não atingida pelas chamas.

A parte calcinada da cidade está isolada por uma barreira metálica de 30 km para impedir o acesso até que sejam retirados os escombros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos