Seis mortos em ataque suicida talibã contra tribunal no Afeganistão

Ghazni, Afeganistão, 1 Jun 2016 (AFP) - Seis pessoas morreram nesta quarta-feira em um ataque suicida realizado por quatro talibãs contra um tribunal no leste do Afeganistão, anunciaram as autoridades.

O ataque ocorreu na cidade de Ghazni, 150 quilômetros a sudoeste de Cabul. Um suicida detonou seus explosivos "na entrada para o tribunal de apelações", indicou o ministério do Interior em um comunicado.

Em seguida, três cúmplices entraram no prédio do tribunal antes se serem mortos em um tiroteio com as forças de segurança.

"Infelizmente, um policial e cinco civis morreram", segundo o ministério.

De acordo com o governador da província, Mohamed Aman Hamim, 13 pessoas ficaram feridas.

O porta-voz do Talibã, Zabiullah Mudjahid, reivindicou a responsabilidade pelo ataque à AFP. "Foi uma operação realizada em retaliação à execução" de seis talibãs condenados à morte e enforcados pelas autoridades afegãs no mês passado, disse ele.

Os talibãs atacam frequentemente as autoridades e forças de segurança do país.

Na terça-feira, os insurgentes reivindicaram uma operação contra veículos que circulavam na província de Kunduz, no norte do país. Eles pararam quatro ônibus e verificaram os documentos dos passageiros para ver se havia alguém que trabalhava para o governo.

"Nós identificamos cerca de trinta soldados e policiais", explicou Zabiullah Mudjahid.

De acordo com um balanço policial, o Talibã executou 10 passageiros por suspeita de pertencerem às forças de segurança e sequestraram dezenas de outras pessoas. Na quarta-feira, "dez foram libertados", segundo um comandante da polícia.

Estes dois últimos ataques mostram que os insurgentes têm a intenção de continuar os combates após a nomeação de um novo chefe, que substituiu o mulá Mansur, morto em um ataque de drone americano há uma semana.

str-us-gde/cnp/at/erl/jz/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos