Trégua de 48 horas na cidade síria de Daraya

Moscou, 1 Jun 2016 (AFP) - Uma trégua de 48 horas, decidida por iniciativa da Rússia e coordenada com Washington e o regime de Damasco, foi instaurada a partir desta quarta-feira entre as forças sírias e a oposição em Daraya, anunciou o ministério russo da Defesa em um comunicado.

"Para garantir a entrega de ajuda humanitária à população com total segurança, uma trégua de 48 horas começou em 1 de junho de 2016 a partir de 0H001 em Daraya, na província de Damasco", afirmou o diretor do centro de coordenação russo na Síria, Serguei Kuralenko, citado no comunicado.

A trégua entre as forças sírias e a oposição foi instaurada "por iniciativa da Rússia e em coordenação com as autoridades sírias e a parte americana", disse.

A Rússia havia solicitado na semana passada uma trégua provisória em Daraya e na Guta Oriental, onde os combates persistem, apesar do frágil cessar-fogo instaurado na Síria em 27 de fevereiro.

Daraya, situada 10 km ao sudoeste de Damasco, é uma das localidades sitiadas há mais tempo no país. O regime sírio tenta, sem sucesso, desde o fim de 2012 recuperar a cidade estratégica sob controle rebelde.

Este anúncio acontece no momento em que Washington estimula Moscou a pressionar seu aliado em Damasco para que interrompa os bombardeios na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos