Atentado na cidade síria de Latakia deixa ao menos um morto

Damasco, 2 Jun 2016 (AFP) - Um atentado com bomba atingiu nesta quinta-feira a cidade síria de Latakia, reduto do presidente Bashar al-Assad, deixando ao menos um morto e três feridos perto de uma mesquita, segundo a televisão estatal.

"Uma pessoa morreu e três ficaram feridas em um ataque lançado por um terrorista suicida no bairro Datur de Latakia, perto de uma mesquita", disse a televisão.

A agência oficial Sana falava de um atentado "com uma moto bomba" e informava apenas sobre feridos, segundo um primeiro balanço.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou sobre três mortos no ataque suicida.

No dia 23 de maio, uma série de atentados, incluindo ataques suicidas, reivindicados pelo Estado Islâmico (EI), deixaram mais de 170 mortos nas duas cidades costeiras de Tartus e Jable, redutos do regime, ao sul de Latakia.

A região, habitada em grande parte por alauitas, comunidade minoritária à qual o presidente Bashar al-Assad pertence, havia permanecido até agora relativamente à margem da guerra que arrasa a Síria há cinco anos e que já deixou mais de 280.000 mortos e milhões de deslocados.

Os atentados de Tartus e Jable foram uma resposta do EI aos bombardeios do regime e de seu aliado russo na Síria. O grupo jihadista ameaçou com represálias mais fortes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos