Encontrada na Colômbia mais de 1t de coca escondida em bananas

Bogotá, 2 Jun 2016 (AFP) - Mais de uma tonelada de cocaína, escondida em um carregamento de bananas com destino à Bélgica, foi apreendida em Cartagena, no caribe colombiano - informou a Polícia local nesta quinta-feira, acrescentando que a carga pertenceria ao clã Úsuga.

As verificações por scanner e a ação de cães treinados da Brigada Antinarcóticos da Polícia Nacional levaram à descoberta de "71 caixas com banana - das 1.080 revistas - que escondiam 1.137 pacotes (de 1kg) de cloridrato de cocaína".

A droga seria despachada para o porto de Anvers, na quarta-feira (1º) à tarde, poucas horas depois da apreensão.

"Continuamos a investigação, porque os narcotraficantes sempre encontram outros meios [de fazer os envios]. Essa droga pertence ao clã Úsuga", disse à AFP Javier Romero, da assessoria de imprensa da Brigada Antidrogas.

Nos últimos meses, as autoridades vêm adotando uma forte ofensiva contra organizações de crime organizado no país - em particular contra o clã Úsuga, o maior grupo criminoso da Colômbia. O bando surgiu de uma desmobilização em massa de paramilitares promovida pelo governo de Álvaro Uribe entre 2003 e 2006.

Desde o início de 2016, 94 toneladas de cocaína foram apreendidas na Colômbia, 33% a mais do que nos primeiros cinco meses do ano anterior, informa a Polícia em um comunicado.

A Colômbia é o principal produtor mundial de folha de coca, base para a fabricação da cocaína. Segundo o mais recente relatório da ONU, o país exportou pelo menos 442 toneladas de cocaína em 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos