França entrega à Espanha arquivos judiciais sobre ETA

Madri, 2 Jun 2016 (AFP) - A França decidiu enviar para a Espanha importantes arquivos judiciais sobre a organização separatista basca ETA - comemorou o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, nesta quinta-feira, que disse se tratar de uma documentação "extremamente valiosa".

Segundo o ministro, os documentos poderão permitir resolver casos em aberto na Espanha.

Em uma reunião em Madri, na última terça-feira (31), o presidente do Tribunal de Grande Instância de Paris, Jean-Michel Hayat, enviou para o ministro Fernández Díaz um inventário de documentos e outros objetos, incluindo armas, atribuídos ao ETA durante as investigações realizadas na França.

Em outubro de 2011, o grupo ETA renunciou à violência, mas se recusa a se dissolver. É responsabilizado pela morte de 829 pessoas em 40 anos de luta armada pela independência do País Basco e Navarra, no norte da Espanha.

O envio do material será concluído nas próximas semanas.

O ministro espanhol disse à rádio pública nesta quinta-feira que "tudo o que esses sumários [judiciais] contêm é de extraordinária importância para conhecer a história" dos anos de violência da ETA.

Além disso, completou, esses papéis podem, eventualmente, permitir "esclarecer os crimes da ETA que ainda não foram esclarecidos".

A França coopera estreitamente com a Espanha desde meados da década de 1980 para combater esse grupo. Durante anos e até a intensificação da cooperação policial entre ambos os países, os membros da ETA usaram o sudoeste da França como base de operações.

A Justiça francesa prendeu e julgou dezenas de membros dessa organização, entre eles dirigentes como Mikel Antza. Em 2004, quando foi detido, ele era considerado chefe do grupo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos