Fujimori permanece favorita no Peru, mas Kuczynski encosta

Lima, 2 Jun 2016 (AFP) - A populista de direita Keiko Fujimori mantém a liderança nas preferências do eleitorado ao segundo turno das eleições presidenciais peruanas, em 5 de junho, mas com uma vantagem menor com relação ao adversário, o centro-direitista Pedro Pablo Kuczynski, segundo pesquisa difundida nesta quinta-feira.

De acordo com uma simulação de votação realizada pela empresa CPI, Fujimori teria 51,6% dos votos válidos e se tornaria a primeira mulher eleita presidente no Peru, contra 48,4% de Kuczynski.

A consulta foi feita entre 31 de maio e 1º de junho com 1.815 entrevistados, com margem de erro de 2,3 pontos percentuais.

Uma pesquisa da mesma empresa, publicada em 24 de maio, atribuía 54,8% à candidata contra 45,2% de seu adversário.

Apesar de sua liderança, Fujimori - filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), condenado por crimes de corrupção e contra a humanidade - vê diminuir a vantagem que tem sobre Kuczynski.

Segundo o diretor do CPI, Manuel Saavedra, a pesquisa mede os efeitos do último debate que os dois concorrentes tiveram em 29 de maio, quando Kuczynski foi melhor avaliado pelos analistas, e a maciça marcha feita em 31 de maio contra Fujimori.

"A pesquisa não mede, no entanto, plenamente o apoio que quase a totalidade de partidos políticos deram ao candidato de Peruanos Pela Mudança - partido de Kuczynski - que poderia gerar nestes últimos três dias alguma mudança em um ou outro sentido", comentou o CPI em um comunicado.

Na última segunda-feira, a esquerdista Verónika Mendoza, que ficou em terceiro lugar com quase 19%, deu seu apoio a Kuczynski para, segundo disse, impedir o retorno do fujimorismo ao poder.

Vinte e três milhões de peruanos estão habilitados a votar no domingo em quem governará o país no período 2016-2021.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos