Cinzas expelidas por incêndios no Canadá chegam até a Suíça

Genebra, 3 Jun 2016 (AFP) - Cinzas e partículas de poeira dos incêndios florestais massivos que devastaram o oeste do Canadá durante o último mês foram encontradas na Suíça, de acordo com meteorologistas do país.

"Os incêndios injetaram uma enorme quantidade de poeira na atmosfera, (que) está agora sendo detectada na Suíça", disseram as autoridades meteorológicas suíças em um relatório discretamente emitido na terça-feira e repercutido pela mídia suíça na sexta-feira.

O MeteoSwiss disse que determinou que partículas observadas na estação de medição de Payerne, no Cantão de Vaud, na parte ocidental do país, em 24 e 25 de maio tinham sido emitidos no oeste do Canadá por volta de 19 e 20 de maio.

As concentrações medidas sobre a Suíça não apresentam riscos para a saúde, ressaltou o relatório.

Os incêndios florestais no Canadá, que provocaram em 3 de maio a evacuação de cerca de 100.000 moradores da região de Fort McMurray, na província de Alberta, permanecem fora de controle.

O fogo, no entanto, se moveu em direção ao leste, afastando-se das áreas populadas e permitindo o retorno gradual dos habitantes de Fort McMurray para a cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos