Encontrado menino desaparecido há uma semana no Japão

Tóquio, 3 Jun 2016 (AFP) - O menino de sete anos que estava desaparecido há uma semana em uma região de bosques do Japão, situação que deixou o país em estado de apreensão, foi encontrado nesta sexta-feira por um militar.

"O garoto foi encontrado vivo. Ele mesmo se identificou como Yamato Tanooka", disse à AFP Satoshi Saito, do departamento de bombeiros.

O menino foi encontrado por um soldado que fazia uma inspeção de rotina em um refúgio no ponto extremo de um campo de treinamento militar.

A imprensa japonesa indicou que o menino estava faminto e que uma das primeiras coisas que fez foi pedir comida.

"Parece estar em boa condição física, mas foi levado de helicóptero para o hospital", disse Manabu Takehara, porta-voz das forças militares do Japão, que enviaram 70 homens para auxiliar os 120 bombeiros que trabalhavam na busca.

Durante uma entrevista coletiva, um médico informou que o menino estava um pouco desidratado e que a temperatura corporal era levemente baixa.

"Durante seis dias, ele só bebeu água", disse.

O menino se perdeu em uma região de bosques e montanhosa da ilha de Hokkaido, norte do Japão, depois que os pais o abandonaram em uma estrada.

Os pais contaram que o fizeram sair do carro em uma estrada montanhosa, irritados com seu mau comportamento, antes de voltar rapidamente ao local e constatar sua ausência.

O pai, Takayuki Tanooka, disse ao canal Asahi que pediu desculpas ao filho.

"Eu vi Yamato. Pedi perdão. Ele assentiu com a cabeça. Seus lábios estavam um pouco secos. É extraordinário que esteja são e salvo. Não tenho palavras", disse o pai, sem conter as lágrimas.

Os canais de televisão interromperam a programação para anunciar que o menino havia sido encontrado com vida, um caso que provocou uma onda de críticas aos pais nas redes sociais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos