Michelle Obama dispara contra posições de Trump sobre imigração

Nova York, 3 Jun 2016 (AFP) - A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, criticou nesta sexta-feira o pré-candidato republicano Donald Trump em um apaixonado discurso em defesa dos imigrantes e da diversidade.

"A influência de novas culturas e de novas ideias, geração após geração, cria a incomparável alquimia do nosso crisol de raças e tem ajudado a construir a Nação mais forte, vibrante e próspera do planeta", disse Michelle Obama a formandos da Universidade de Nova York (CCNY).

"Algumas pessoas parecem ter uma perspectiva muito distinta," declarou Michelle em referência a Trump, virtual candidato republicano à presidência.

Em vez de ver a diversidade "como um recurso", a consideram uma ameaça, disse a primeira-dama em um discurso mais político que o habitual.

Donald Trump se comprometeu a construir um muro ao longo da fronteira com o México para impedir a imigração ilegal e tem realizado uma cáustica campanha com insultos a mulheres, mexicanos, muçulmanos, deficientes e jornalistas, entre outros.

"Nos Estados Unidos não cedemos diante do medo, não construímos muros para deixar as pessoas do lado de fora, porque sabemos que nossa maior grandeza sempre foi a contribuição das pessoas nascidas em outras partes e queridas por este país".

A Universidade de Nova York recebe estudantes de 150 idiomas diferentes que chegam a uma cidade que desde suas origens tem sido a porta de entrada para imigrantes que buscam uma melhor vida nos Estados Unidos, recordou Michelle Obama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos