Candidata antissistema é a mais votada em eleições municipais de Roma

Roma, 6 Jun 2016 (AFP) - A candidata antissistema Virginia Raggi foi a mais votada no primeiro turno neste domingo, com 36% dos votos, e deverá enfrentar no segundo turno o vencedor do duelo entre o centro-esquerdista Roberto Giachetti e a direitista Giorgia Meloni.

Os italianos votaram neste domingo em eleições municipais, consideradas um teste para o primeiro-ministro Matteo Renzi, que convocou para o fim do ano um referendo sobre reforma constitucional, e para a direita, muito dividida.

Virginia Raggi, de 37 anos, candidata do Movimento 5 Estrelas (M5S), que rejeita os partidos tradicionais - liderado pelo comediante Beppe Grillo e considerado a segunda força nacional - situou-se como a favorita dos romanos, cansados de anos de imobilismo na administração da cidade e de escândalos de corrupção que custaram a renúncia do prefeito anterior, Ignazio Marino, do Partido Democrático (PD), de Renzi.

Giachetti, de 55 anos e impulsionado pelo governista PD, somava, segundo as pesquisas, entre 21,8% e 23% de votos, superando por pouco Meloni - apoiada pela ultradireita -, a quem as projeções atribuíam entre 18 e 22 pontos.

O bom desempenho de Giachetti - que nas últimas pesquisas aparecia em terceiro lugar, muito longe das duas candidatas concorrentes - reconfortou esta noite Renzi, que vê estas eleições como um teste com vistas ao referendo constitucional no qual, afirmou, pôs seu cargo em jogo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos