Descoberta no Iraque vala comum perto de Fallujah, reduto do EI

Bagdá, 5 Jun 2016 (AFP) - Forças iraquianas engajadas nas operações para recuperar Fallujah das mãos do grupo Estado Islâmico (EI) descobriram neste domingo uma vala comum com centenas de corpos, segundo um coronel da polícia.

A vala comum foi encontrada na localidade de Saqlawiya, 10 km a noroeste de Fallujah, informou o oficial de polícia da província de Al Anbar.

"As forças de segurança da polícia federal, do exército e [as unidades paramilitares xiitas de] Hashd al Shaabi descobriram uma vala comum no bairro de Shuhada, durante uma operação de retirada de minas", disse, sob a condição de ter sua identidade preservada, pois não está autorizado a falar com a imprensa.

"A vala comum contém 400 corpos de militares. Também há alguns civis", acrescentou.

O coronel informou que a maior parte das vítimas teriam sido mortas com tiros na cabeça. "As forças de segurança abriram a vala comum e começaram a retirar os corpos para sua identificação".

Os corpos seriam principalmente de soldados iraquianos mortos por extremistas do EI durante uma série de ataques sangrentos contra bases do exército na região.

"A organização [EI] executou muitos militares, bem como civis, nesta região no fim de 2014 e começo de 2015", afirmou.

Rajeh Barakat, membro do conselho da província de Al Anbar, confirmou a descoberta da vala comum.

As forças iraquianas lançaram há duas semanas uma ofensiva para retomar Fallujah, situada a apenas 50 km de Bagdá e nas mãos dos extremistas desde janeiro de 2014. No sábado tomaram do EI a localidade de Saqlawiya.

str-jmm/mer/vl/eg/tjc/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos