Keiko Fujimori agradece aos "50%" de peruanos que votaram nela

Lima, 6 Jun 2016 (AFP) - A candidata à Presidência do Peru, Keiko Fujimori, agradeceu aos 50% da população que votaram nela neste domingo no segundo turno das eleições presidenciais, e pediu prudência diante do resultado apertado ante o adversário Pedro Pablo Kuczynski.

"Nós nos sentimos plenos de emoção e de orgulho em saber que contamos com 50% do apoio da população", disse Fujimori, sorridente, ao se dirigir aos simpatizantes reunidos em frente ao hotel onde instalou seu quartel-general à espera dos resultados oficiais.

"É uma votação apertada, sem dúvida", comentou a candidata que até alguns dias atrás era a favorita para substituir Ollanta Humala na Presidência a partir do próximo 28 de julho.

Segundo a contagem rápida de votos realizada por dois institutos de pesquisas, Kuczynski, um empresário bem sucedido, vencia o segundo turno das eleições presidenciais peruanas por estreita margem.

O instituto de pesquisas Ipsos atribuiu a Kuczynski 50,5% dos votos contra 49,5% de Fujimori, enquanto o Gfk deu a Kuczynski 50,8% e 49,2% a Fujimori. A margem de erro nos dois casos é de um ponto percentual.

"As cifras que vemos na televisão nos mostram que há um empate técnico, no entanto, vamos esperar com prudência porque ao longo da noite chegará o voto das regiões, o voto do exterior e o voto rural", disse Fujimori.

"Por isso, estamos otimistas", disse a representante do fujimorismo, que tenta voltar ao poder depois de 16 anos, desde que seu pai, Alberto Fujimori, atualmente preso, fugiu para o Japão e renunciou por fax à Presidência, pondo fim a um governo repressor e corrupto (1990-2000).

"Hoje dissemos que não queremos a violência, não queremos ódio. Queremos um Peru com unidade e reconciliação", disse a candidata, que concluiu com uma mensagem de esperança aos seus apoiadores: "estamos contentes e otimistas rumo à vitória".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos