Flórida declara emergência por ameaça de tempestade tropical Colin

Miami, 6 Jun 2016 (AFP) - A tempestade tropical Colin se fortaleceu nesta segunda-feira com ventos máximos sustentados de 85 km por hora enquanto se aproxima da Flórida, que declarou um estado de emergência pela ameaça de fortes chuvas e possíveis tornados, anunciaram as autoridades.

Colin, que se formou no domingo no Golfo do México, avançava nesta segunda-feira a 26 km/h ao oeste da Flórida em sua rota nordeste rumo ao Atlântico, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), em seu boletim das 15h00 GMT (12h00 de Brasília).

A tempestade, que na manhã desta segunda-feira estava 455 km a oeste de Tampa, "produzirá precipitações de 7 a 12 cm, com máximos isolados de 20 cm, ao longo da costa nordeste da península de Yucatan, do sudeste da Geórgia e das áreas costeiras das Carolinas", indicou o NHC, com sede em Miami.

A agência meteorológica também advertiu para possíveis inundações costeiras e para a formação de tornados no norte da Flórida e no sul da Geórgia.

O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência em 34 condados do centro e do norte do estado, já que Colin "representa uma severa ameaça" e "requer que sejam tomadas medidas para proteger as comunidades, as infraestruturas e o bem-estar", segundo um comunicado.

O aeroporto internacional de Tampa informou no Twitter sobre "26 atrasos e dois cancelamentos".

Alguns condados do centro e do norte do estado também anunciaram a suspensão de aulas na tarde desta segunda-feira.

Espera-se que Colin, a terceira tempestade tropical da temporada (de 1 de junho a 30 de novembro) alcance a costa atlântica na manhã de terça-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos