Forças sírias avançam na província de Raqa, reduto do EI

Beirute, 6 Jun 2016 (AFP) - As forças do regime sírio prosseguiam com seu avanço na província de Raqa, norte do país e principal reduto do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, anunciou nesta segunda-feira a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"As forças do regime apoiadas por milícias aliadas conseguiram, com apoio aéreo russo, avançar para o interior das fronteiras administrativas de Raqa e se encontram a menos de 30 km do aeroporto militar de Tabqa", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Este é o avanço mais importante das forças do regime a partir do sudoeste em direção ao interior da província de Raqa, destacou Rahman.

As forças do regime iniciaram na quinta-feira passada a ofensiva contra Raqa e entraram no sábado na província, apoiadas pela aviação russa.

Os combates, desde sábado, deixaram 70 mortos entre os jihadistas e nove entre as milícias aliadas do regime.

Em outra frente de batalha ao norte da Síria, o EI enfrenta uma ofensiva iniciada há uma semana pelos combatentes curdos e árabes das Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pelos Estados Unidos, contra um de seus principais redutos na província de Aleppo, vizinha a Raqa.

Na província de Aleppo, as FDS tentam assumir o controle da cidade de Minbej, principal via de abastecimento entre Raqa, capital de fato dos extremistas, e a Turquia. Até o momento conseguiram assumir o controle de 42 vilarejos da região.

A zona de Minbej também foi alvo de violentos bombardeios aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, segundo o OSDH.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos