Costa Rica pede à Nicarágua U$ 6 milhões por danos ambientais

San José, 7 Jun 2016 (AFP) - A Costa Rica pediu à Nicarágua mais de seis milhões de dólares como compensação por danos ambientais causados na Ilha Portillos, na fronteira entre os dois países, que foi alvo de uma disputa na Corte Internacional de Justiça (CIJ), anunciou nesta terça-feira o governo costa-riquenho.

O valor reivindicado foi anunciado pela representação diplomática da Costa Rica em Haia, cidade holandesa que sedia a CIJ, segundo um comunicado da chancelaria do país.

"O montante total reclamado ultrapassa seis milhões de dólares, que contempla a avaliação monetária do dano ambiental causado pela Nicarágua, assim como uma série de gastos adicionais nos quais o Estado costa-riquenho teve que incorrer em relação com as ações da Nicarágua, incluindo sua presença militar na Ilha Portillos", indicou o comunicado.

A indenização pedida contempla danos causados por agentes nicaraguenses que escavaram canos e desmataram florestas na zona disputada, um pântano protegido internacionalmente pela Convenção de Ramsar.

A CIJ determinou em dezembro passado que a Costa Rica tem soberania sobre o pequeno território conhecido no país como Ilha Portillo, enquanto a Nicarágua o denomina Harbour Head.

A sentença do tribunal internacional afirmou que a Nicarágua é responsável pelos danos ambientais no território e que deve compensar a Costa Rica.

"Expresso meu desejo de que a Nicarágua responda positivamente ao trabalho sério e fundamentado feito pela Costa Rica, para que se possa encerrar este capítulo de forma definitiva e ambos os países possam, eventualmente, retomar o caminho da boa vizinhança e irmandade", declarou o chanceler costa-riquenho Manuel González.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos