Unasul chama oposição venezuelana a retomar diálogo com o governo

Quito, 7 Jun 2016 (AFP) - A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) chamou a oposição da Venezuela a retomar as conversas preliminares com o governo de Nicolás Maduro, depois que a Mesa da Unidade Democrática (MUD) pediu o adiamento de uma reunião prevista na segunda-feira.

O governo e a oposição, representada pela MUD, começaram há duas semanas tímidas aproximações na República Dominicana sob mediação de uma comissão comandada pelo ex-presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, isto é, a pedido da Unasul, para se sentar à mesa de negociações.

"A Unasul e os ex-presidentes fazem um chamado à oposição representada na MUD a se reincorporar o quanto antes, e continuar o único caminho que permitirá reafirmar a paz, a convivência e o diálogo", indicou o bloco sul-americano em um comunicado divulgado na terça-feira.

A União de Nações Sul-Americanas fez um chamado depois que a oposição faltou a um compromisso exploratório na segunda (6), onde além de Rodríguez Zapatero estavam os mandatários Leonel Fernández (dominicano) e Martín Torrijos (panamenho), membros da comissão.

"Os representantes da oposição não assistiram a reunião previamente acordada. Iniciada a reunião, a Secretaria Geral da Unasul recebeu uma notificação da Secretaria Executiva da MUD que solicitava o adiamento do encontro", acrescentou.

A Unasul não afirmou quando vai retomar os contatos.

A oposição propôs o encontro com os mediadores à espera de um relatório do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, que deverá informá-lo se cumprirá com o mínimo de 200.000 assinaturas - das 1,8 milhão apresentadas em 2 de maio - requerido como primeiro passo no longo processo para pedir um referendo revogatório contra Maduro.

A oposição venezuelana se mostrou dividida diante do diálogo. O ex-candidato presidencial Henrique Capriles se opõe à conversa enquanto não avançar o revogatório, mas outros, como o chefe parlamentar Henry Ramos e o porta-voz da MUD, Jesús Torrealba, preferem não condicioná-lo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos