Kerry diz que Hillary será 'presidente fantástica'

Abu Dhabi, 8 Jun 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano e ex-candidato presidencial John Kerry declarou nesta quarta-feira que Hillary Clinton será "uma presidente fantástica".

Kerry, que foi o sucessor de Hillary no Departamento de Estado, fez estas declarações em um voo de Pequim a Abu Dhabi.

Kerry tem ideia das dificuldades que Hillary, que concorre pelo Partido Democrata, enfrentará, depois de ter, ele próprio, disputado a presidência também entre os democratas na campanha de 2004, quando foi derrotado pelo republicano George W. Bush.

Na terça-feira, Hillary garantiu a virtual indicação com várias vitórias nas últimas grandes primárias dos democratas, incluindo a Califórnia.

Seu concorrente, o senador por Vermont Bernie Sanders, ainda não admitiu a derrota, mas aparentemente não tem chances de superá-la em número de delegados.

O presidente Barack Obama parabenizou Hillary, e agora Kerry, que estava relutante em se envolver na campanha, deu seu apoio.

"Tenho grande respeito pelo processo eleitoral, e por isso eu não disse nada até as pessoas votarem na noite passada", afirmou Kerry.

"Mas, dito isso, acredito que ela está em sintonia e em contato com as principais questões... Acho que ela é uma grande candidata. O povo americano decidirá", acrescentou.

Kerry afirmou que estava particularmente satisfeito pelo fato de Hillary ser a primeira mulher escolhida como candidata de um grande partido, considerando este "um momento verdadeiramente histórico".

nr-dc/dw/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos