Presidenciais no Peru: Fujimori resiste e Kuczynski confia na vitória

Lima, 9 Jun 2016 (AFP) - Keiko Fujimori aguardará a contagem do último voto das eleições presidenciais no Peru, diante da apetada margem que a separa de Pedro Paulo Kuczynski à frente de um lento escrutínio que dura quatro dias e que mantém em vigília um país polarizado.

"Temos o direito de que se contem todos os votos que o povo peruano emitiu, o processo eleitoral não acabou (...) Absolutamente ninguém pode cantar vitória", disse o porta-voz do partido fujimorista Fuerza Popular, em coletiva de imprensa.

"Vamos respeitar os resultados que o povo peruano apontou domingo nas urnas", acrescentou, caso os mesmos sejam adversos.

Em uma apuração que parece não acabar nunca, com 99,99% dos votos contabilizados, o liberal moderado Kuczynski, do Peruanos Por el Kambio (PPK, centro-direita) tem 50,12% dos votos frente aos 49,88% para a populista de direita Fujimori, da Força Popular (FP), informou o Escritório Nacional dos Processos Eleitorais (ONPE).

A estreita margem entre os dois - equivalente a 0,24 ponto percentual - e as 318 urnas observadas no processo de revisão em um tribunal eleitoral - que correspondem a 0,41% do total de votos - ainda dão esperanças matemáticas a Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, preso por crimes de corrupção e contra a humanidade.

Kuczynski, ex-banqueiro de Wall Street e ex-funcionário do Banco Mundial, tem uma vantagem de 39.934 votos, cifra que se manteve nas últimas 24 horas.

"Estamos esperando com paciência", disse Fujimori mais cedo à imprensa, quando deixou sua casa, rumo ao seu QG de campanha.

"Pedro Paulo é presidente"No campo adversário, os representantes do Peruanos Por el Kambio consideram que não há mais riscos de derrota.

"Já podemos dizer que Pedro Paulo é presidente (...) Sabemos que a margem é bastante apertada, mas finalmente a população decidiu a alternativa do Peruanos Por el Kambio", disse o primeiro-vice-presidente da chapa de PPK, Martin Vizcarra, ao chegar à casa de seu candidato.

Com base em seus próprios cálculos, o Peruanos Por el Kambio já começou a adiantar os trabalhos e organizar sua equipe para a transmissão de cargo com o governo de Ollanta Humala, que se encerra em 28 de julho. Esta equipe será chefiada da segunda vice-presidente da chapa do PPK e legisladora eleita, Mercedes Aráoz.

Kuczynski, ex-ministro da Economia, sabe que terá que estender pontes ao fujimorismo, que controla 73 dos assentos do Congresso que assumirá em 28 de julho e no qual seu partido tem apenas 18 representantes. Serão vitais para fazer reformas.

Urnas pendentesSegundo a página da ONPE na internet, já estão em Lima todas as urnas procedentes do exterior. Falta a chegada de sete urnas vindas do VRAEM, vale produtor de coca da selva central do país onde opera o narcotráfico e estão os remanescentes da guerrilha Sendero Luminoso, os quais o pai de Keiko combateu e onde os fujimoristas acreditam que o voto lhes favoreça.

"Assim que chegarem e forem processadas as últimas sete urnas pendentes do VRAEM, será possível emitir resultados com 100% das urnas processadas", disse a ONPE em sua conta no Twitter. Parte do percurso destas urnas é feito por via fluvial e exigem um protocolo de segurança. Em seguida, vão de avião para Lima.

"Talvez estas atas possam demorar de um a dois dias porque quando há mau tempo no VRAEM, é difícil a entrada de helicópteros e sair por via terrestre também é um risco e uma dificuldade (...), no entanto, para o cômputo final, não tem maior significância", avaliou Vizcarra.

Apesar disso, se a Fuerza Popular insistir em impugnar urnas, a última palavra sobre o resultado recairá no Juizado Nacional de Eleições, máximo tribunal eleitoral, o que pode prorrogar em mais alguns dias a contagem oficial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos