Com incêndios ainda fora de controle, moradores voltam a Fort McMurray

Montreal, 10 Jun 2016 (AFP) - O incêndio florestal na região de Fort McMurray continuava fora de controle na quinta-feira, sendo combatido por milhares de bombeiros, enquanto quase metade da população evacuada já regressou à cidade, na província de Alberta, no oeste do Canadá.

Mais de 40.000 pessoas voltaram para suas casas desde que a ordem de evacuação foi suspensa, em 1º de junho, e o movimento de retorno pode se acelerar a partir desta sexta-feira, quando os voos comerciais voltam a operar no aeroporto de Fort McMurray.

Na quarta-feira, os habitantes dos três bairros mais afetados, que foram praticamente destruídos pelas chamas, foram autorizados a atravessar o alambrado que cercava a zona. Encontraram uma grande quantidade de cinzas e veículos carbonizados.

No entanto, na quinta-feira a municipalidade de Wood Buffalo, onde fica Fort McMurray, alertou que os moradores deveriam permanecer atrás do perímetro de proteção, e que um funcionário dos serviços de resgate entraria no local para recuperar objetos pessoais entre os escombros.

O fogo começou em 1º de maio nos arredores de Fort McMurray, e já atingiu cerca de 586.707 hectares. Cerca de 100.000 habitantes foram evacuados.

Embora permaneça fora de controle, o fogo avança mais lentamente e em direção a zonas não habitadas. Na quinta-feira, a equipe de crise do governo de Alberta informou que 71% das chamas já tinham sido contidas.

Com a ajuda de 16 aviões bombardeiros de água e 130 helicópteros, cerca de 2.500 bombeiros combatem o incêndio principal, além de outros 19 menores no resto da província.

As companhias petroleiras da região continuam reativando suas instalações e acreditam que em pouco mais de um mês a produção vai voltar aos níveis de abril.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos