EUA autorizam seis companhias a voar para Cuba no fim de 2016

Washington, 10 Jun 2016 (AFP) - Os Estados Unidos autorizaram seis companhias aéreas a programar, a partir do fim do ano, voos regulares diários a Cuba, suspensos há 53 anos, informou nesta sexta-feira o Departamento de Estado.

Em um novo passo na normalização de relações entre Estados Unidos e Cuba, as novas rotas aéreas unirão cinco cidades americanas a nove cubanas, com exceção de Havana, ainda sob revisão.

"No ano passado, o presidente (Barack) Obama anunciou que era tempo de 'começar uma nova viagem' com o povo cubano", disse o secretário de Transporte, Anthony Foxx, em um comunicado.

"Hoje estamos cumprindo essa promessa ao relançar o serviço aéreo regular para Cuba depois de mais de meio século", acrescentou.

A distribuição das rotas às companhias aéreas segue um memorando de entendimento assinado em fevereiro pelos dois países que autorizou 110 voos regulares à ilha.

As novas rotas foram concedidas a American Airlines, Frontier Airlines, JetBlue Airways, Silver Airways, Southwest Airlines e Sun Country Airlines.

Cada uma delas poderá operar voos de Miami, Fort Lauderdale, Chicago, Minneapolis e Filadélfia. As cidades cubanas incluídas são Camagüey, Cayo Coco, Cayo Largo, Cienfuegos, Holguín, Manzanillo, Matanzas, Santa Clara e Santiago de Cuba.

Os voos começarão no final de 2016 e no começo de 2017.

O Departamento de Transporte informou que ainda avalia quais linhas serão autorizadas para voar para Havana, depois de receber o triplo de solicitações para o limite de 20 voos diários estabelecido no memorando bilateral.

Uma decisão final sobre as rotas a Havana será tomada "em algum momento do verão (boreal)", informou o Departamento.

Os voos comerciais entre Cuba e Estados Unidos foram cancelados há 53 anos, mas desde meados dos anos 70 estão autorizados os voos charter sob condições. Esses voos, cerca de vinte por dia, poderão continuar operando, informaram as autoridades.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos