Forças iraquianas estão a 3 km de reduto do Estado Islâmico

Fallujah, Iraque, 10 Jun 2016 (AFP) - As forças de elite iraquianas estavam nesta sexta-feira a apenas 3 km do centro de Fallujah e consolidavam suas posições ao sul deste reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), indicou o comandante da operação.

O general Abdelwahab al-Sadi, em declarações perto do bairro de Shuhada, no sul da cidade, disse à AFP que a operação, lançada em 23 de maio para recuperar um dos redutos mais emblemáticos do EI, avançava bem.

"O Daesh (acrônimo do EI em árabe) queria que a batalha ocorresse fora da cidade, mas atuamos e recuperamos toda esta zona em oito dias", disse o militar, de pé sobre o telhado de um edifício com vista para os distritos do sul de Fallujah, uma cidade apenas 50 km a oeste de Bagdá.

"Nossas tropas estão aqui", explicou mostrando em seu tablet suas posições ao longo de uma das ruas do sul de Fallujah. "É a 3,1 km do principal edifício oficial do centro".

"Estaremos no mesmo centro em questão de dias", acrescentou.

As forças iraquianas recebem apoio aéreo da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, formada depois que o EI se apoderou há dois anos de Mossul, a segunda cidade do Iraque, e de grandes zonas do país.

O EI proclamou em junho de 2014 a criação de um "califado" entre Iraque e Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos