Reino Unido inicia os festejos pelos 90 anos da rainha Elizabeth II

Londres, 10 Jun 2016 (AFP) - Um serviço religioso na catedral londrina de Saint Paul foi o ponto de partida nesta sexta-feira de um longo fim de semana de celebrações pelos 90 anos da rainha Elizabeth II.

Nascida em 21 de abril de 1926, a rainha da Inglaterra herdou o costume de celebrar seu aniversário duas vezes ao ano: em particular, no dia exato de seu nascimento, e oficialmente no verão (europeu), para aproveitar o clima mais favorável.

Mas em se tratando de uma data tão emblemática, os festejos de abril já foram maiores que o habitual, em particular pela multidão que compareceu nas imediações do castelo de Windsor.

Elizabeth II assistiu a missa em Saint Paul acompanhada de seu marido, Philip de Edimburgo, que nesta sexta-feira completa 95 anos, de seu filho Charles, herdeiro da Coroa, e de seus netos, William e Harry.

No sábado, a rainha presidirá o grande desfile militar conhecido como "Trooping the colour" ("desfile de estandartes"), que tem sua origem nos antigos preparativos para a guerra, quando eram exibidas as bandeias do exército para que os soldados as reconhecessem no calor da batalha.

No domingo, será realizado um grande piquenique para 10.000 pessoas no Mall, a longa avenida que nasce no palácio de Buckingham, no qual a rainha participará com sua família.

Por último, os pubs, os tradicionais bares britânicos, poderão por dois dias fechar mais tarde (geralmente fecham às 23H00), o que certamente agradará aos torcedores que vão acompanhar a estreia da seleção de futebol nacional na Eurocopa, no sábado, ante a Rússia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos