Terremoto de 5,2 atinge a Califórnia sem deixar feridos nem danos

Los Angeles, 10 Jun 2016 (AFP) - O sul da Califórnia foi sacudido na sexta-feira por um terremoto de magnitude 5,2, o mais forte desde 2014 no estado americano, que não deixou, no entanto, feridos, nem danos materiais, disseram as autoridades.

O sismo ocorreu por volta da 1h local (5h em Brasília) no parque natural Anza Borrego Desert State Park, ao leste da cidade de San Diego, segundo o instituto de geologia dos Estados Unidos.

O tremor foi sentido em um raio de centenas de quilômetros, até as cidades de Los Angeles e San Bernardino, assim como no México.

Entre as pessoas que sentiram o tremor estava o skatista profissional Tony Hawk, que publicou no Twitter: "Terremoto! Como se um ônibus tivesse se chocado contra nossa casa!".

É o sismo mais forte na Califórnia desde agosto de 2014, quando um de magnitude 6, que foi o mais potente na região em 25 anos, atingiu o norte do estado, na região vinícola de Napa Valley.

Aquele terremoto provocou a morte de uma mulher e deixou duas pessoas gravemente feridas.

Em março de 2014, um terremoto de magnitude 5,1 ocorreu em La Habra, no subúrbio de Los Angeles.

O sismo de sexta-feira foi gerado pela falha de San Jacinto, menos célebre que a de San Andreas, também na Califórnia, que poderia, segundo os especialistas, provocar um terremoto maior.

A sismóloga americana Lucy Jones publicou no Twitter na sexta-feira que a falha de "San Francisco é historicamente a mais ativa do sul da Califórnia", acrescentando que já houve, no mesmo local, sismos de magnitudes 6, em 1937, e 5,3, em 1980.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos