Tremor de 6,1 graus atinge Nicarágua e danifica algumas casas

Manágua, 10 Jun 2016 (AFP) - Um tremor de 6,1 graus de magnitude atingiu na noite de quinta-feira a Nicarágua, provocando pânico na população e danos em algumas casas, informaram serviços geológicos e funcionários.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou o tremor às 21h25 locais (00h25 de Brasília) com epicentro 17 km a leste de Puerto Morazán, no departamento de Chinandega, perto da fronteira com Honduras, e foi sentido neste país e em El Salvador.

"O tremor praticamente foi sentido em todo o país (...) foi um terremoto enorme, incomumente forte", disse a porta-voz do governo da Nicarágua, a primeira-dama Rosario Murillo, a meios de comunicação oficiais.

"Houve muito nervosismo e pessoas desmaiadas", acrescentou.

O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), por sua vez, informou que o terremoto foi seguido por outro tremor de 4,5 graus.

O Ineter informou que o forte terremoto teve seu epicentro 22 km a noroeste do Volcán San Cristóbal, em Chinandega, a uma profundidade de 2,3 km.

O segundo foi observado 14 minutos depois 15 km a noroeste do mesmo vulcão, a uma profundidade de 7,2 km, disse Ineter.

O epicentro dos tremores está 112 km a noroeste de Manágua.

Murillo disse que o terremoto foi seguido por ao menos 80 pequenas réplicas, que causaram danos em algumas casas, mas que até o momento não deixaram feridos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos