Rainha Elizabeth II preside desfile militar e apresentação aérea por seus 90 anos

Londres, 11 Jun 2016 (AFP) - A rainha Elizabeth II presidiu, neste sábado, uma grande parada militar, próximo ao Palácio de Buckingham, no segundo dia das celebrações de seu 90º aniversário, antes de assistir a uma apresentação aérea, rodeada pela família real.

Acompanhada de seu marido, o príncipe Phillip, de Edimburgo, que, nesta sexta-feira, completou 95 anos, a rainha saudou desde a sua carruagem a multidão reunida no Mall, longa avenida que começa no Palácio de Buckingham.

Para este segundo dia de festas, a rainha escolheu um casaco verde fluorescente, uma roupa que internautas compararam no Twitter ao personagem "Kermit", uma rã.

Cerca de 1.500 soldados uniformizados e 300 cavalos desfilaram nesta cerimônia, chamada "Trooping the colour" ("desfile de estandartes"), que tem sua origem nos antigos preparativos para a guerra, quando se exibiam as bandeiras do exército para que os soldados as reconhecessem no calor da batalha.

A família real, incluindo, pela primeira vez, a pequena princesa Charlotte, nascida em maio de 2015, assistiu, depois, a uma apresentação aérea da sacada do Palácio de Buckingham.

Nesta sexta-feira, começaram os festejos, com uma cerimônia religiosa na catedral londrina de Saint Paul, na presença do primeiro-ministro, David Cameron, e de todas as figuras importantes do país.

Neste domingo, será realizado um grande piquenique para 10.000 pessoas no Mall, do qual a rainha participará com sua família.

Nascida em 21 de abril de 1926, a rainha da Inglaterra herdou o costume de celebrar seu aniversário duas vezes: privadamente, no dia exato, e oficialmente, no verão, devido às condições climáticas.

Mas em se tratando de uma idade tão importante, os festejos de abril já foram maiores do que o habitual.

rba/mct/es/avl/pr/lb

TWITTER

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos