Conselho de Segurança da ONU condena massacre em Orlando

Nova York, 14 Jun 2016 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU condenou nesta segunda-feira com "a maior firmeza possível o atentado terrorista" em Orlando, que deixou 49 mortos e 53 feridos em uma boate gay desta cidade do estado da Flórida.

A declaração unânime dos 15 integrantes da organização destaca que as vítimas do ataque, cometido no domingo, foram "feitas como alvo em razão de sua orientação sexual".

Segundo diplomatas, a publicação desta declaração, proposta pelos Estados Unidos, foi atrasada devido às reticências manifestadas por Rússia e Egito a esta formulação.

O Conselho comunicou sua "mais profunda" simpatia às famílias das vítimas e ao governo americano e reafirmou que "o terrorismo em todas as suas formas constitui uma das mais graves ameaças para a paz e a segurança internacionais", pedindo aos países-membros a "combatê-lo por todos os meios", respeitando o direito internacional.

O grupo Estado Islâmico (EI) confirmou nesta segunda-feira em sua emissora de rádio a reivindicação do massacre em Orlando.

O representante permanente adjunto dos Estados Unidos na ONU, David Pressman, havia criticado mais cedo o organismo por não fazer o suficiente para proteger os direitos das minorias sexuais.

"Fiquemos igualmente unidos na premissa básica de defender a dignidade universal de todas as pessoas, à margem de quem amem, e não só condenemos os terroristas que os matam", disse Pressman na Assembleia Geral.

A Assembleia Geral negou no mês passado a acreditação de 22 grupos, a maioria ativistas homossexuais, para participar de uma conferência sobre o fim da pandemia de adis, depois que a Rússia, vários países muçulmanos, Camarões e Tanzânia votarem contra a petição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos