Polícia russa detém duas pessoas por homenagem a vítimas de Orlando

Em Moscou

  • Facebook Felix Giuckman

    Giuckman e Abdullabeckov sendo levados a uma delegacia depois da homenagem

    Giuckman e Abdullabeckov sendo levados a uma delegacia depois da homenagem

Dois jovens russos foram detidos nesta segunda-feira quando depositavam flores na embaixada americana em Moscou, em apoio às vítimas do massacre em um clube gay de Orlando, informou o jornal russo RBK.

Islam Abdullabeckov e Felix Gliukman foram à embaixada dos Estados Unidos para colocar flores e um cartaz que dizia em inglês "O amor vence - Estamos com Orlando" ("Love wins - Stay with Orlando") quando dois policiais os detiveram, acrescentou o jornal.

"Os policiais nos detiveram e em seguida nos colocaram em seu carro por (termos feito) uma 'ação não autorizada'", explicou Islam Abdullabeckov, responsável de redes sociais do RBK.

Facebook Felix Gliukman
Cartaz deixado por Abdullabeckov e Gliukman na embaixada dos EUA

"Só queríamos apresentar nossas condolências pela morte dessas pessoas e não tínhamos a intenção de fazer nenhum ato político", assegurou.

Os dois jovens publicaram em suas respectivas páginas no Facebook e no Instagram fotos tiradas a caminho da prisão, no carro de polícia e na delegacia.

"É completamente surreal", disse Abdullabeckov na legenda da foto.

O atentado que deixou 49 mortos e 53 feridos em um clube gay em Orlando, nos Estados Unidos, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, provocou uma onda de indignação e homenagens em todo o mundo.

As concentrações de apoio à comunidade homossexual são sistematicamente proibidas na Rússia, onde a homossexualidade foi considerada crime até 1993 e uma doença mental até 1999, e onde acontecem muitas vezes ataques homofóbicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos