Estados Unidos colaboram com helicópteros contra o EI

Washington, 13 Jun 2016 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram que foram usados pela primeira seus helicópteros de ataque Apache contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque, reafirmando assim seu compromisso militar contra os extremistas.

O primeiro ataque dos Apaches, que ocorreu no domingo (12) no vale do Tigris, foi "aprovado" pelo governo do Iraque, indicou Christopher Sherwood, porta-voz do Pentágono.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, propôs no início de dezembro ao governo iraquiano que colaborasse com a luta contra o EI com os Apaches colocados no local, para assegurar a proteção das tropas americanas que formam os militares iraquianos. Porém, Bagdá não havia respondido.

Segundo os responsáveis americanos, a reticência do governo do Iraque se explicava pela sua vontade de não atacar as milícias xiitas, que rejeitam que as tropas americanas voltem a participar dos combates terrestres no Iraque.

O primeiro ataque dos Apaches foi realizado em apoio a uma operação armada iraquiana próxima de Al Qayyarah, a quase 60 km do sul da grande cidade de Mossul, sobre o rio Tigris.

Retomar Mossul, a segunda cidade do Iraque, é o grande objetivo militar da coalizão anti-extremista no Iraque.

As forças iraquianas lançaram no fim de março a primeira fase da operação para conquistar a cidade.

No domingo, avançavam até Al Qayyarah, reavivando uma operação que progredia lentamente há várias semanas.

Segundo Sherwood, o ataque permitiu destruir "um carro-bomba" do Estado Islâmico. Os veículos cheios de explosivos conduzidos por combatentes suicidas são uma arma temível dos extremistas.

"Todos os helicópteros voltaram para a base sem incidentes", disse o porta-voz.

wat-lby/faa/ab/dg/cb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos