Homem detido com arsenal antes da Parada Gay de Los Angeles

Los Angeles, 13 Jun 2016 (AFP) - Autoridades da Califórnia afirmaram no domingo que tentam entender porque um homem estava com um arsenal em seu carro e planejava comparecer à Parada do Orgulho Gay em Los Angeles.

James Howell, de 20 anos, oriundo de Indiana, foi detido em Santa Mônica com armas, munições e materiais explosivos em seu carro. Os policiais informaram que o arsenal foi encontrado no carro do detido, com placa do estado de Indiana.

A detenção aconteceu poucas horas depois do ataque contra uma discoteca gay em Orlando, Flórida, que deixou 50 mortos e 53 feridos.

Inicialmente, a chefe da Polícia de Santa Mônica, Jacqueline Seabrooks, informou no Twitter que Howell contou aos agentes sua intenção de "prejudicar o evento do Orgulho Gay" em Hollywood.

Algumas horas depois, no entanto, investigadores destacaram que Howell disse à polícia que pretendia participar no desfile e não fez referências a sua intenção de provocar qualquer dano.

"Foi uma declaração equivocada da chefe Seabrooks, que deu uma informação incorreta", afirmou o tenente Saúl Rodríguez à AFP.

"(Howell) não fez nenhuma declaração afirmando que iria fazer qualquer cois a não ser participar no desfile", completou.

James Howell foi detido e uma fiança de 500.000 dólares foi estabelecida por acusações de posse de armas de fogo e explosivos.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, disse a uma emissora local que o veículo do suspeito estava "cheio de armas, rifles, munições e materiais" para fabricar explosivos.

Searbrooks também havia afirmado que as autoridades municipais acreditam não haver "qualquer vínculo" entre Howell e o massacre de Orlando.

A polícia informou que Howell foi detido depois que um morador denunciou que um desconhecido estava batendo nas portas e janelas de sua casa às 5h00.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos