Obama pede ao Congresso que controle as 'armas de guerra'
A Casa Branca pediu nesta segunda-feira que o Congresso, controlado pelos republicanos, aprove a legislação que impede os extremistas de terem acesso a armas de guerra como a que foi usada no massacre de Orlando.
"Existe um certo bom senso de que o Congresso poderia tornar mais difícil que indivíduos ponham suas mãos em uma arma de guerra", afirmou o porta-voz Josh Earnest, um dia após o tiroteio em uma boate gay que deixou 49 mortos e 53 feridos.
O porta-voz acrescentou que o presidente Obama se sente muito frustrado em relação à falta de ação dos congressistas neste aspecto.
Earnest disse que o Congresso deve aprovar medidas que "fariam nossas comunidades mais seguras e que não prejudicariam os direitos constitucionais dos cidadãos cumpridores da lei".
"O presidente está muito frustrado e, por vezes, irritado com a falta de ação do Congresso", afirmou Earnest durante uma entrevista coletiva.
O ataque de domingo, o pior em solo americano desde os ataques de 11 de setembro de 2001, chocou a nação e reavivou o debate recorrente sobre o porte de armas, um direito protegido pela segunda emenda da Constituição e fortemente defendida por grupos conservadores.
O mundo político americano reagiu rapidamente ao massacre: no geral, os liberais defenderam a necessidade de um maior controle do acesso a armas e os conservadores pediram um endurecimento das medidas anti-terrorismo.
Mas Obama argumentou que essas ideias não eram mutuamente exclusivas.
"Não é uma coisa ou outra, é ao mesmo tempo. Temos de ir atrás dessas organizações terroristas e atingi-las duramente. Temos de lutar contra o terrorismo", disse ele a repórteres nesta segunda-feira na Casa Branca.
"Mas também temos de garantir que não seja fácil para alguém que decide provocar danos neste país comprar armas", acrescentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.