Cirurgia de coração aberto de Berlusconi termina sem complicações

Roma, 14 Jun 2016 (AFP) - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, de 79 anos, passou nesta terça-feira por uma operação de coração aberto, uma delicada intervenção cirúrgica que terminou sem complicações, informou o Hospital San Raffaele de Milão.

"A intervenção cirúrgica para substituir a válvula aórtica do (ex) presidente (do Conselho) Silvio Berlusconi terminou", afirma o hospital em um comunicado.

A operação durou aproximadamente quatro horas, como estava previsto.

De acordo com a imprensa italiana, que citou fontes médicas, a cirurgia não apresentou nenhuma complicação particular.

Berlusconi foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva, onde passará dois dias. Depois estão previstas várias semanas de recuperação, informou o hospital. O responsável pela operação foi o médico Ottavio Alfieri, diretor do serviço de cirurgia cardíaca.

O magnata bilionário, que completará 80 anos em 29 de setembro, foi internado em 7 de junho, depois de sofrer um ataque cardíaco que poderia ter provocado sua morte, de acordo com seu médico.

"Evidentemente estou preocupado", escreveu na segunda-feira Berlusconi no Facebook.

"Mas também emocionado com as muitas manifestações de estima, apoio e afeto que chegaram de todas as partes, inclusive de meus adversários políticos".

O médico pessoal do político, Alberto Zangrillo, explicou na semana passada que Berlusconi havia sido internado em estado grave.

"Sua vida estava em perigo e ele sabia", afirmou.

Berlusconi, também presidente do partido Força Itália, desmaiou em 5 de junho, dia do primeiro turno das eleições municipais parciais. Na ocasião, ele votou pela primeira vez depois de três anos, por conta de uma condenação em um caso de fraude fiscal, a única sentença confirmada até hoje contra ele.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos