Embaixador da UE na Turquia renuncia após comentários polêmicos

Ancara, 14 Jun 2016 (AFP) - O chefe da delegação da União Europeia (UE) na Turquia, Hansjörg Haber, apresentou sua renúncia ao cargo depois de ter feito comentários considerados ofensivos por Ancara sobre acordo migratório entre as duas partes, anunciou a representação.

"Confirmamos que o embaixador renunciou", disse à AFP uma fonte da missão diplomática europeia.

O diplomata alemão havia provocado indignação em maio por comentários irônicos sobre a implementação por parte da Turquia do acordo para reduzir o número de migrantes que tentam chegar à Grécia (um país da UE) pelo Mar Egeu, a partir das costas turcas.

"Temos um provérbio que diz: 'Começar algo como um turco e terminá-lo como um alemão'. Aqui começamos as coisas como um alemão, mas as terminamos como um turco", afirmou Haber, ao opinar que o acordo teve um início ordenado, mas havia se complicado.

"Nenhum embaixador tem o direito de humilhar o povo de um país onde se encontra ou de fazer comentários sobre seu presidente. Esta é a primeira regra da diplomacia", afirmou o ex-chanceler turco Volkan Bozkir.

O acordo contempla uma isenção de vistos para os cidadãos turcos, mas sua aplicação esbarra na exigência europeia de que a Turquia flexibilize sua legislação antiterrorista. Ancara rejeita de modo taxativo o pedido, alegando a necessidade de combater a violência nas regiões separatistas curdas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos