Uruguai sediará encontro internacional sobre direitos dos gays

Haia, 14 Jun 2016 (AFP) - Uruguai e Holanda organizarão em julho, em Montevidéu, uma conferência internacional do coletivo de lésbicas, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI), na qual lembrarão as vítimas do massacre de Orlando, anunciou nesta terça-feira a chancelaria holandesa.

"O ataque terrível cometido contra uma boate frequentada por homossexuais em Orlando demonstrou uma vulnerabilidade que precisamos cuidar urgentemente. A tolerância não é uma opção", disse o ministro Bert Koenders, citado em comunicado.

"Em grandes partes do mundo, os direitos [do colectivo] LGBTI estão sob pressão. Por isso, é preciso agir agora para melhorar a situação dos LGBTI no mundo", acrescentou.

O ministro holandês fez este anúncio em coletiva de imprensa nesta terça-feira, ao lado do contraparte uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, na República Dominicana, onde se celebra a Assembleia Geral da Organização de Estados Americanos (OEA).

A conferência internacional será realizada entre 13 e 15 de julho e lembrará os 49 mortos e 53 feridos no ataque cometido na madrugada de domingo por um "lobo solitário" em uma discoteca frequentada por homossexuais em Orlando. O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o atentado.

Mais de 200 governos e ativistas de todo o mundo, entre eles de Uganda, Vietnã e Tunísia participarão da conferência.

A Holanda foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2001.

O Uruguai, por sua vez, que legalizou a adoção para casais homossexuais em 2009, foi o primeiro país da América Latina a reconhecer a união civil entre pessoas do mesmo sexo e o segundo a autorizar o casamento gay em 2013, depois da Argentina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos