Brexit pode provocar a "desintegração" da UE, diz ministro alemão

Brandenburg an der Havel, Alemanha, 15 Jun 2016 (AFP) - O ministro das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, advertiu nesta quarta-feira que um voto britânico a favor da saída da União Europeia poderá desembocar na "desintegração" do bloco.

"Seria uma comoção para a UE", afirmou Steinmeier, para quem os países-membros deverão "garantir" posteriormente que "a UE continue unida e que um processo de integração de décadas que teve muito êxito não termine na desintegração do bloco".

Steinmeier deu essas declarações em Branderburg an der Havel (este), depois de um encontro com seu homólogo francês Jean-Marc Ayrault.

"Ambos podemos dizer que queremos que a maioria dos britânicos tome a decisão correta, e a decisão correta do nosso ponto de vista só pode ser ficar na Europa", acrescentou o alemão.

Os partidários da permanência do Reino Unido na UE, liderados pelo primeiro-ministro conservador David Cameron, se encontram sob uma crescente pressão há dias, já que as últimas pesquisas apontam para uma pequena vantagem para a Brexit no referendo do dia 23 de junho.

yap/ylf/pjl/jz-tjc/eg/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos