Briga entre britânicos e policiais deixa ao menos um ferido

Lille, França, 15 Jun 2016 (AFP) - Pelo menos uma pessoa ficou ferida após os confrontos que ocorreram entre torcedores britânicos e policiais no centro de Lille, nesta quarta-feira, uma hora depois do jogo entre Rússia e Eslováquia (1-2), pelo grupo B da Eurocopa, constatou um jornalista da AFP.

A confusão começou a cerca de cem metros da estação de trem Lille-Flandres, onde um veículo estacionado sofreu sérios danos. Logo depois, um forte estouro fez com que as pessoas saíssem correndo para todos os lados.

Alguns minutos mais tarde, a polícia, colocada em grande número nesta zona central a fim de evitar novos choques entre torcidas, especialmente depois do que ocorreu no fim de semana passado em Marselha entre russos e ingleses, tiveram que usaram gás lacrimogênio para dispersar os torcedores.

Um jornalista da AFP viu um homem sangrando que corria pela rua, enquanto outro ficou estendido no chão diante da estação de trem, sem poder afirmar se esse incidente tinha relação com os outros atos de violência. Os socorristas tiveram que realizar massagem cardíaca.

Muitos dos jovens que corriam estavam evidentemente bêbados. A tensão diminuiu até que voltou à normalidade por volta das 16H30 GMT (13H30 de Brasília).

Ingleses e galeses se envolvem em briga no tremNesta quarta também ocorreu outra briga envolvendo torcedores da Inglaterra, que entraram em confronto com galeses em um trem entre Calais e Lille, deixando algumas pessoas com ferimentos leves, segundo relato de fontes.

Inglaterra e País de Gales jogarão na quinta-feira em Lens às 13H00 GMT (10H00 de Brasília) e espera-se a presença de 40.000 a 50.000 torcedores.

A briga ocorreu entre alguns torcedores de ambos os países em um vagão, informou à AFP um controlador ferroviário assim que o trem chegou a Lille, que fica a apenas 40 km de Lens.

A direção do departamento de Segurança Pública e os responsáveis da companhia ferroviária asseguraram, contudo, que não tinham conhecimento dos incidentes.

O controlador, que pediu para não ser identificado, explicou que a briga "foi realmente violenta", ainda que ninguém tenha ficado gravemente ferido.

A prefeitura informou pouco depois que cinco indivíduos foram detidos "por clara embriaguez" na estação de Hazebrouck, situada no trajeto.

Um policial britânico, dos chamados 'spotters' e que viajam para identificar os 'hooligans' violentos, esteve presente no trem e alertou a polícia francesa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos