Richard Ford vence o prêmio Princesa das Astúrias de Letras

Madri, 15 Jun 2016 (AFP) - O americano Richard Ford, considerado um dos grandes romancistas dos Estados Unidos, foi anunciado nesta quarta-feira como o vencedor do prêmio Princesa das Astúrias das letras, anunciou a fundação espanhola que define a premiação.

Autor da elogiada trilogia protagonizada pelo personagem Frank Bascombe, Ford é um "narrador profundamente contemporâneo" e ao mesmo tempo "o grande cronista do mosaico de histórias cruzadas que é a sociedade norte-americana", destacou o júri.

Ford, nascido no Mississippi em 1944, foi o primeiro escritor a vencer no mesmo ano os prestigiosos prêmios Pulitzer e PEN/Faulkner, em 1995, por "Independência", o segundo livro da trilogia de Bascombe.

O escritor é "considerado por alguns o herdeiro legítimo de Hemingway, influenciado, como ele mesmo reconheceu, por Faulkner e chamado por Raymond Carver de melhor escritor em atividade dos Estados Unidos", afirmou o júri.

No ano passado, o prêmio de Letras foi atribuído ao cubano Leonardo Padura.

O prêmio, assim como os demais concedidos pela Fundação Princesa das Astúrias a personagens ou organizações de destaque em diversas áreas, está dotado de 50.000 euros (56.000 dólares) e uma escultura do espanhol Joan Miró.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos