Holandesa que denunciou estupro no Catar e foi condenada volta a seu país

Haia, 16 Jun 2016 (AFP) - Uma holandesa de 22 anos, que foi condenada a um ano de prisão com direito a sursis no Catar por "adultério", após denunciar um estupro, foi expulsa e retornou a seu país, indicaram nesta quinta-feira as autoridades holandesas.

A jovem de 22 anos, identificada como Laura, deixou Doha na quarta-feira (15) à tarde, informou o porta-voz do Ministério holandês de Relações Exteriores, Daphne Kerremans.

"Confirmo sua partida e seu retorno aos Países Baixos", disse.

A jovem estava detida desde sua prisão em 14 de março no Catar, onde foi passar suas férias. Originária de Utrecht, na parte central da Holanda, foi para um hotel onde o consumo de álcool estava autorizado.

Seu advogado informou que ela foi dançar e quando retornou para sua mesa, após dar o primeiro gole em sua bebida, se deu conta de que havia sido drogada.

"Depois, não se recorda de nada até a manhã, quando acordou em um apartamento que era totalmente desconhecido para ela e percebeu, horrorizada, que havia sido estuprada", contou seu representante.

Na segunda-feira, um tribunal de Doha a condenou a um ano de prisão em suspenso por "adultério", que na legislação local se refere às relações sexuais fora do casamento, que são proibidas no Catar.

A jovem rechaçou as acusações.

O tribunal estipulou que ela iria ser expulsa do Catar após pagar uma multa de 3.000 rials (732 euros, 799 dólares).

O acusado também foi condenado, mas sua defesa afirmou que a relação foi consensual e que a jovem inclusive pediu dinheiro em troca, o que ela nega.

Ele também deveria ser expulso do Catar após ser punido com 100 chibatadas por adultério e 40 por "consumo de álcool".

bur-shm/jl/an/eg/cb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos