Suposto extremista escapa da polícia na Suécia por pedir asilo

Estocolmo, 16 Jun 2016 (AFP) - Um bósnio, suposto membro do Estado Islâmico (EI), foi detido esta semana quando chegou na Suécia, mas foi transferido para o escritório de imigração por ter pedido asilo, informou este escritório nesta quinta-feira.

Este homem de 46 anos, descrito pela imprensa sueca como "jihadista do (grupo) Estado Islâmico", está na lista do sistema de informação Schengen (SIS) à pedido da França, de acordo com o jornal Sydsvenskan, que revelou o caso.

Ele chegou na segunda-feira ao aeroporto de Malmo (sul) com seus quatro filhos de Tuzla, na Bósnia e Herzegovina, com um passaporte em seu nome, emitido recentemente.

Alertados pelo nervosismo do homem, os oficiais da polícia das fronteiras o detiveram para interrogatório e verificaram a sua identidade. O homem, então, apresentou um pedido de asilo e foi automaticamente transferido para o escritório de migração, de acordo com a Convenção de Genebra.

"Toda a pessoa está autorizada a fazê-lo. Isso não afeta qualquer decisão a ser tomada após o exame do processo", disse à AFP Fredrik Bengtsson, porta-voz do escritório de migração, acrescentando que o homem "foi detido".

A polícia criticou sua transferência para o escritório de migração, estimando que ele deveria ter sido expulso.

De acordo com Sydsvenskan, depois de ser preso em 2010 na Turquia, onde vivia, uma operação permitiu descobrir armas e propaganda extremista em sua casa. As condições do seu retorno à Bósnia são desconhecidas.

Por causa de sua nacionalidade, ela não tem praticamente nenhuma chance de conseguir asilo na Suécia.

O país escandinavo recebeu mais de 160.000 requerentes de asilo no ano passado, principalmente sírios.

hh-gab/es/eg/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos