Vladimir Putin disposto a colaborar com a Europa, apesar das sanções

São Petersburgo, 17 Jun 2016 (AFP) - A Rússia está disposta a dar um passo em direção aos europeus, anunciou nesta sexta-feira o presidente Vladimir Putin, ao afirmar que não é "rancoroso", depois de dois anos de tensão com a Europa.

O chefe de Estado russo fez as declarações no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), depois que a UE prorrogou oficialmente as sanções impostas a Moscou depois da anexação da Crimeia em março de 2014.

"Nós nos recordamos de como tudo começou. A Rússia não iniciou o declínio (de nossas relações), dos problemas, das sanções", declarou.

"Mas nós, como afirmamos em nosso país, não somos rancorosos e estamos dispostos a dar um passo para nossos sócios europeu", completou, antes de advertir, no entanto, que isto "não pode acontecer, certamente, em um único sentido".

Diante de uma plateia que contava com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, o presidente cazaque Nursultan Nazarbayev e investidores estrangeiros, Putin pediu o restabelecimento da confiança nas relações russo-europeias".

"A UE, apesar dos problemas conhecidos em nossas relações, continua sendo um sócio econômico e comercial chave para a Rússia. Não somos indiferentes ao que acontece com nossos vizinhos, à economia europeia".

O discurso foi feito no dia em que Bruxelas prolongou oficialmente por um ano as sanções impostas à Rússia por ter anexado a Crimeia em 2014. As medidas proíbem investimentos e importações de produtos para a UE.

A Rússia é acusada de apoiar e armar, no leste da Ucrânia, os rebeldes separatistas.

Os 28 Estados membros da UE pretendem revalidar na próxima semana as pesadas sanções contra a Rússia, segundo fontes diplomáticas.

Moscou, em reposta, ameaçou prolongar até o fim de 2017 o embargo aos produtos alimentares procedentes da UE, uma meida que tem um peso financeiro considerável para os agricultores europeus.

gmo-all/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos