Peru confisca 8 milhões de cavalos-marinhos empalhados

Lima, 20 Jun 2016 (AFP) - Mais de 8 milhões de cavalos-marinhos empalhados, no valor de 3,9 milhões de dólares, foram apreendidos no porto peruano de Callao, quando estavam prestes a ser enviados para a Ásia em uma embarcação com bandeira chinesa, informou nesta segunda-feira o governo do Peru.

Os cavalos-marinhos estavam camuflados nos compartimentos de carga da embarcação chinesa NING TAI 17, segundo o Ministério da Produção em uma nota à imprensa. Foram encontrados 27 sacos que continham 300.000 exemplares cada um, com um peso total de 648 kg.

A pesca indiscriminada de cavalos-marinhos devido ao aumento de pedidos para exportação, levou o Peru a proibir essa atividade em agosto de 2004.

"Avaliamos emitir um alerta para a Interpol por conta dos cavalos-marinhos e do modus operandi da frota chinesa", disse à imprensa o diretor de supervisão e fiscalização do Ministério da Produção, Jesús Barrientos.

Um alerta vermelho para a Interpol é emitido para providenciar informação à polícia mundial sobre os métodos que utilizam supostos delinquentes, assim como a forma que ocultam suas mercadorias.

Barrientos explicou que os cavalos-marinhos são extraídos por mergulhadores da costa das regiões da Piura, Tumbes e Lambayeque (norte), onde esta espécie marinha habita.

A operação policial que contou com a participação de guarda-costas e da promotoria foi realizada no porto de Callao, no dia 7 de junho, conseguindo deter o capitão da embarcação chinesa e um cidadão chinês, afirmou o Ministério.

A polícia confiscou em 2012 duas toneladas de cavalos-marinhos que tinham como destino o exterior.

Cada quilo deste animal empalhado está avaliado em, aproximadamente, 700 soles (cerca de 200 dólares) no mercado local e 6.000 dólares no internacional.

Estes animais são utilizados pela indústria médica da China para produzir medicamentos destinados a curar problemas relacionados à impotência ou calvície.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos