Policiais e imigrantes se enfrentam na 'Selva' de Calais

Calais, França, 20 Jun 2016 (AFP) - Policiais e imigrantes se enfrentaram nesta segunda-feira em um trecho de estrada próximo à "Selva", o imenso acampamento de estrangeiros montado na região de Calais, no norte da França", constatou um jornalista da AFP.

Por volta das 21H00 (16H00 Brasília), a situação se normalizou, mas em torno da "Selva" a polícia mantinha uma forte vigilância.

Os incidentes começaram no início da tarde, com os policiais lançando bombas de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes que tentavam paralisar o tráfego em uma estrada para subir em caminhões que seguiam em direção à Grã-Bretanha.

Os confrontos não deixaram feridos, segundo as autoridades regionais, mas ao menos um imigrante foi detido por lançar objetos contra a polícia.

Várias placas de segurança nas laterais da estrada foram arrancadas pelos imigrantes, e muitos subiram em caminhões para tentar soltar os reboques.

O acesso ao porto foi fechado para embarque por volta das 16H00 (11H00), constatou a AFP, o que provocou um enorme engarrafamento na estrada, nos dois sentidos, o que envolveu torcedores britânicos que retornavam dos jogos da Eurocopa e caminhões transportando carros que competiram nas 24 Horas de Le Mans.

cor-dac/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos