EUA anunciam visita de diplomata Thomas Shannon à Venezuela

Washington, 21 Jun 2016 (AFP) - O subsecretário para Assuntos Políticos da chancelaria americana, o diplomata Thomas Shannon, visitará a Venezuela nesta terça e quarta-feira para dar continuidade a conversações iniciadas há uma semana entre os dois países, informou o departamento de Estado.

Shannon viajará à Venezuela em virtude de um "pedido do Secretário (John Kerry) e a convite do governo" venezuelano, disse o porta-voz do Departamento do Estado, John Kirby.

O experiente diplomata dará continuidade a uma reunião que Kerry manteve com a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, em 14 de maio, na República Dominicana, durante a Assembleia Geral de OEA.

Nesse encontro, os dois chanceleres acordaram a viagem de Shannon a Caracas para estabelecer um canal de comunicação entre os dois países.

De acordo com Kirby, na capital venezuelana Shannon manterá encontros com "vários altos funcionários oficiais, membros da oposição e da sociedade civil", ainda que não se tenha divulgado a lista dos interlocutores do diplomata americano.

As relações entre Estados Unidos e Venezuela se encontram estremecidas e desde 2010 não contam com embaixadores. A Venezuela acusa os Estados Unidos de intervencionismo, enquanto que a Casa Branca acusa o governo de Caracas de violar os direitos humanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos