Pyongyang faz teste de míssil, denuncia Coreia do Sul

Seul, 22 Jun 2016 (AFP) - A Coreia do Norte fez dois testes de mísseis, com disparo de sua costa leste, na manhã desta quarta-feira (horário local) - anunciou o ministro sul-coreano da Defesa.

Um representante do Ministério disse que as autoridades norte-coreanas fizeram o primeiro disparo pouco antes das 6h locais (18h de terça, horário de Brasília).

"O lançamento parece ter fracassado", indicou a autoridade.

A fonte do Ministério consultada pela AFP não quis especificar o tipo de míssil lançado, mas a imprensa japonesa e sul-coreana declarou na terça-feira que o Norte preparava o teste do novo e poderoso míssil de médio alcance Mussudan.

De acordo com a agência de notícias Yonhap, um novo lançamento teria sido feito logo depois. A informação não foi confirmada pelo governo sul-coreano.

A Coreia do Norte tentou quatro vezes, sem sucesso, fazer seu Mussudan voar. O alcance seria entre 2.500 e 4.000 quilômetros.

O artefato poderia atingir a Coreia do Sul e o Japão. Especula-se que teria capacidade para chegar, inclusive, à ilha de Guam, onde há uma base americana.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou nesta quarta que "se for um lançamento de míssil balístico, claramente não pode tolerado", de acordo com a emissora NHK.

"Vamos analisar o caso e coordenar com a comunidade internacional, incluindo a Coreia do Sul e os Estados Unidos", declarou, depois que o primeiro lançamento foi noticiado.

Várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem a Coreia do Norte de usar tecnologia de mísseis. Apesar disso, Pyongyang faz, regularmente, lançamentos de curto alcance no mar do Japão, ou mar Oriental.

Em nota, o Ministério sul-coreano da Defesa denunciou "uma clara violação das resoluções da ONU", após este novo teste.

O Mussudan foi revelado durante um desfile militar em 2010, em Pyongyang, mas nunca foi testado de modo bem-sucedido em voo.

ckp-gh/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos