Donald Trump acelera a arrecadação de fundos para sua campanha

Washington, 22 Jun 2016 (AFP) - O multimilionário Donald Trump participa nesta quarta-feira em uma nova recepção para a arrecadação de fundos em Nova York, na tentativa de diminuir a desvantagem financeira em relação a sua adversária democrata Hillary Clinton.

O candidato republicano à Casa Branca organizou um evento em um restaurante italiano, Cipriani, com a participação de importantes doadores republicanos, e com entrada custando 25.000 dólares por pessoa, segundo o Wall Street Journal (2.700 dólares serão para a campanha de Donald Trump, o resto para o Partido Republicano).

Trump disputa a campanha presidencial com dezenas de milhões de dólares a menos que sua organizada adversária Hillary Clinton, segundo relatórios financeiros oficiais.

O candidato republicano arrecadou apenas 1,3 milhão de dólares, segundo documento entregue à Comissão Eleitoral Federal.

Esta soma representa um nível baixo sem precedentes na história recente para um candidato presidencial de peso.

A campanha de Hillary - apoiada por grandes doadores - contava com mais de 42 milhões de dólares no banco até 31 de maio, de acordo com o informe.

Seu comitê de ação política, conhecido como Priorities USA, conta com mais 52 milhões.

Seu informe financeiro reforça as percepções de que sua campanha é fraca na comparação com a de Clinton, que planeja gastar mais de 100 milhões de dólares em uma avalanche de propagandas na TV.

Trump - que não desperta o interesse dos grandes doadores tradicionais republicanos e teve de investir na própria campanha dois milhões de dólares no último mês - não fez qualquer propaganda desde que assegurou sua indicação republicana no mês passado.

A equipe de Hillary, de 700 pessoas, contrasta com a de Trump, de 70 assistentes.

grf/sm/fj/cn

Além disso, o Partido Republicano informou ter coletado apenas 13 milhões de dólares em março, quase um terço da quantia arrecadada em maio de 2012, quando Mitt Romney era o candidato republicano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos