Turquia diz que normalização das relações depende de Israel

Ancara, 22 Jun 2016 (AFP) - A normalização das relações entre a Turquia e Israel depende da posição dos israelenses nas próximas discussões bilaterais destinadas a acabar com uma disputa de seis anos, declarou o milnistro turco das Relações Exteriores.

O chanceler Mevlut Cavusoglu não precisou uma data para o encontro entre representantes dos dois países, apesar de a imprensa mencionar domingo como uma possibilidade.

Segundo um jornal turco, Turquia e Israel anunciarão no domingo sua decisão de normalizar suas relações diplomáticas, muito tensas desde o ataque israelense contra um barco turco de ajuda humanitária com destina a Gaza em 2010,

Citando fontes de alto escalão, não identificadas, o jornal Hurriyet informou que um dirigente da chancelaria turca e um enviado especial do primeiro-ministro israelense devem se reunir no domingo - sem precisar onde - para anunciar a normalização total das relações.

Isso marcaria o fim de uma grave crise de seis anos entre as duas potências regionais.

Indagado pela AFP, a chancelaria turca não confirmou ou desmentiu a informação.

Depois do ataque por um comando israelense contra o "Mavi Marmara", um navio fretado por uma associação humanitária turca, onde morreram 10 turcos pró-palestinos, as relações diplomáticas não foram rompidas, mas se ficaram restritas.

O ferry fazia parte de uma frota internacional de seis barcos que pretendia levar ajuda humanitária rompendo o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos