UE e Turquia iniciarão em 30 de junho um novo capítulo no processo de adesão

Bruxelas, 22 Jun 2016 (AFP) - A União Europeia e a Turquia inaugurarão no dia 30 de junho um novo capítulo em suas negociações de adesão, uma das contrapartidas ao controvertido acordo migratório selado em março, informaram fontes diplomáticas.

A adesão da Turquia à UE é um dos principais pontos discutidos na campanha pelo referendo desta quinta-feira no Reino Unido sobre a permanência ou não no bloco europeu.

No entanto, vários dirigentes europeus, começando pelo primeiro-ministro britânico David Cameron e também sua colega alemã Angela Merkel, asseguram que esta adesão não é imediata. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, excluiu que aconteça antes de 2020.

A UE e Ancara começaram oficialmente as negociações para a adesão da Turquia ao bloco em 2005, mas estas foram suspensas anos depois pela hostilidade da França e da Alemanha quanto a este ingresso.

O controvertido acordo selado entre a UE e Ancara para frear o fluxo migratório para a Europa relançou o processo. Para cooperar com a UE, Turquia colocou isso como condição, além da liberação de vistos para turcos viajarem à UE e uma ajuda financeira.

axr-pa/tjc/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos