Brexit: casas de câmbio registram maior fluxo de transações

Londres, 23 Jun 2016 (AFP) - As casas de câmbio de divisas britânicas constataram um aumento do número de clientes trocando suas libras esterlinas por euros e dólares dias antes do referendo que acontece nesta quinta-feira.

O maior fluxo de trocas foi notada nas lojas físicas e na internet.

"Houve clientes que fizeram até 40 minutos de fila, a maioria queria comprar divisas estrangeiras antes do referendo", explicou à AFP Rasaka Dissanayake, da BestForeignExchange.com, que tem 11 lojas em Londres.

A maioria das transações oscilaram entre centenas e milhares de libras, no máximo. Segundo Dissanayake, a maioria parece ser turistas britânicos que vão viajar para o exterior.

O Post Office Travel Money, que administra um quarto das transações no mercado varejista de divisas do Reino Unido, registrou um crescimento de 113% das vendas de libras para comprar euros e dólares só na quarta-feira, em comparação à mesma data (22 de junho) do ano passado.

Desde o início do mês de junho, a alta foi de 41% em relação ao mesmo período do ano passado, disse esse operador presente em mais de 10.000 lojas dos correios do país.

A casa de câmbio Travelex registrou um crescimento de 101% das transações online em 22 de junho, em relação a uma semana antes. "É muito possível que o aumento se deva à incerteza em torno da votação de hoje", explicou David Swann, responsável por fixar as taxas de câmbio na Travelex.

Um cliente de uma casa de câmbio londrina, que sairá de férias, demonstra prudência: "Tomo precauções, troco um pouco agora e um pouco depois".

Os valores relativamente baixos das operações fez que a libra se mantivesse estável por toda a semana. Os investidores parecem convictos de que o Reino Unido permancerá na UE após o referendo.

pn-ar/jmi/al/mb/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos